100 horas de Astronomia

            Trazer o Universo para perto de todos nós. Este é o grande objetivo do projeto “100 Horas de Astronomia”, que ocorre entre os dias 2 e 5 de abril. Neste período, entidades de todo o mundo estarão realizando diversas atividades de popularização da Astronomia, na maior mobilização já realizada para este fim.

           Em Brasília, as atividades serão realizadas na noite do dia 4 de abril, sábado, a partir das 19 horas, na Praça dos 3 Poderes, em frente ao Panteão da Liberdade. O evento, organizado pelo CAsB  também fará parte de outras duas atividades: a 3ª Noite Internacional de Astronomia de Calçada, que busca levar telescópios para os locais de grande concentração de público, e também da *Yuri’s Night
2009*, uma festa global em comemoração ao vôo do primeiro homem no Espaço, o cosmonauta Yuri Gagarin, em 12 de abril de 1.961.

           O evento contará com vários telescópios para a observação dos astros, com ênfase na Lua, com suas crateras e montanhas, e em Saturno, com seu belíssimo sistema de anéis.

           O projeto “100 Horas de Astronomia” contará com atividades em várias cidades do Brasil, inclusive com uma observação hoje, às 19 horas, na Universidade Católica de Brasília, promovida pelo dDepto. de Física.

           Ao todo serão centenas de eventos diferentes em todo o Brasil, o que representa mais da metade de todas as atividades desenvolvidas na América Latina, e perdendo apenas para os Estados Unidos, com 410 eventos programados.

*Ano Internacional da Astronomia*

           Estas atividades fazem parte das comemorações do Ano Internacional da Astronomia, celebrado em 2.009, em homenagem aos 400 anos das observações telescópicas pioneiras realizadas por Galileu Galilei, a Itália, e que mudaram completamente a nossa compreensão do Universo.

*Informações*

           Para maiores informações entre em contato com CAsB pelo link “Fale Conosco” no menu ao lado.

           Site oficial do IYA no Brasil : http://www.astronomia2009.org.br 

           Site oficial do 100 horas de Astronomia : www.100hoursofastronomy.org