Sobre o CAsB

O Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) é uma associação incentivadora e que reune entusiastas da Astronomia. O CAsB não tem fins lucrativos e é voltado para o estudo, pesquisa, ensino e divulgação da ciência astronômica. A entidade é constituída basicamente por astrônomos amadores, alguns com cursos extensivos em astronomia, e um grupo de consultores formados por profissionais da área, de reconhecido nome junto à comunidade científica brasileira.

Astronomia na Praça, encontro de telescópios na Praça dos Três Poderes. Foto: Rodrigo Andolfato
Foto: Rodrigo Andolfato

Fundado em 1986 (CNPJ 01.633.635/0001-99), vem prestando serviços à comunidade, como palestras, cursos, observações públicas e esclarecimentos sobre eventos astronômicos por meio da imprensa, fazendo também, sistematicamente, o acompanhamento de fenômenos celestes de grande interesse, como foi a passagem do cometa Halley em 1986 e do cometa Hale-Bopp em 1997, a aproximação periélica de Marte para mais de 3 mil espectadores em 2003 e o fantástico Trânsito de Mercúrio em 2006 e outros anos.

Além desses eventos e muitos outros, o CAsB também realizou centenas de observações abertas ao público e diversos eventos de abrangência nacional, como, por exemplo: a 1ª ASTROFESTA do Planalto Central em setembro/2003; a participação oficial na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (MCT) em 2004 e 2005; a realização de dois ENASTs – Encontro Nacional de Astronomia – em sua 9ª edição em 2006 e 16ª edição em 2013; e a execução do Projeto TnE – Telescópios nas Escolas, com verbas do CNPQ, em 2009 e 2010. Dessa forma, o CAsB tornou-se a mais respeitada organização legalmente instituída em Brasília no campo específico da Astronomia.

Foto: Mateus Félix
Associe-se

Associe-se

Faça parte desta turma que escreve a história da Astronomia e da divulgação científica na Capital.

Se você tem interesse por ciência e é fascinado em observar as estrelas, filie-se ao CAsB preenchendo sua ficha de inscrição ou entre em contato se tiver alguma dúvida.

Para ficar por dentro do que ocorre na Astronomia em Brasília siga-nos nas redes sociais:

Abraços astronômicos,

Assinatura Clube de Astronomia de Brasília

A diretoria