Ajuda

Em nossas perguntas e respostas temos assuntos para iniciantes na Astronomia, dúvidas sobre equipamentos e dúvidas de sócios do CAsB.

Equipamentos
Você quer saber mais sobre como escolher um bom telescópio ou outros equipamentos?
Comece por aqui
Conhecimento
Se você é iniciante na Astronomia, que tal começar a construir sua base de conhecimento?
Comece a aprender
Eventos do CAsB
De noites de observação a cursos, como funcionam os eventos do Clube de Astronomia.
Saiba mais
Questões para sócios
Como se associar, o que o CAsB oferece, como renovar sua anuidade e outras questões para sócios.
Tire suas dúvidas

Equipamentos

Em relação a telescópios, o modelo mais indicado vai depender basicamente do seu objetivo. Infelizmente, não existe um modelo único que satisfaça a todas as necessidades. Inicialmente, indicamos a leitura dos sites abaixo antes de tomar qualquer decisão sobre a compra do seu telescópio:

www.webbits.com.br/escolhendo-um-telescopio.html

www.telescopiosastronomicos.com.br/caracteristicas.html

No entanto, gostaríamos de aconselhar a não comprar nada de imediato. Primeiramente, aproveite para estudar um pouco mais sobre telescópios e sobre Astronomia. Você pode estar com expectativas que poderão ser frustradas quando adquirir seu primeiro equipamento. A melhor alternativa é ir a um de nossos encontros de observação pública e experimentar diretamente os diferentes tipos de instrumentos, bem diferentes entre si, conversar com seus donos, e depois decidir a melhor alternativa.

NÃO recomendamos adquirir telescópios em lojas não especializadas ou de qualidade duvidosa (por exemplo: livrarias, lojas de fotografia, mercado livre, Feira do Paraguai etc). Porém, se você já estiver mesmo decido a comprar um telescópio, recomendamos as duas lojas a seguir por serem geridas por astrônomos amadores (ou seja, eles tem conhecimento sobre o que estão vendendo):

http://www.astroshop.com.br

http://www.armazemdotelescopio.com.br

Com relação as marcas de telescópios, existem diversas que são reconhecidamente excelentes (ex: Takahashi, Astrofisics, Televue, TMB, William Optics) e outras que são muito boas (por exemplo: Celestron, Meade, Vixen, Orion, GSO, Sky Watcher).

Recomendamos fortemente que você adquira um bom binóculos 7X50 ou 10X50 para auxiliar nas suas observações. Não compre binóculos de baixa qualidade em lojas não especializadas ou em sites duvidosos na internet. Informações detalhadas sobre binóculos podem ser obtidas no link abaixo:

astroshopblog.blogspot.com/2009/06/verdade-sobre-binoculos.html

Conhecimento

Recomendamos a leitura do Guia Ilustrado Zahar de Astronomia, da Editora Zahar, que pode ser encontrado facilmente em qualquer grande livraria. Também existe muita informação gratuita disponível na internet.

Informamos que para se tornar Astrônomo Profissional no Brasil, você deverá cursar a faculdade de Astronomia (bacharelado) na UFRJ (Rio de Janeiro) ou então a faculdade de Física com Habilitação em Astronomia na USP (São Paulo). Também existe a possibilidade de cursar uma faculdade de Física (bacharelado) e depois fazer uma pós-graduação em Astronomia.

Se você pretende cursar física na UnB (bacharelado), informamos que a universidade dispõe de um observatório astronômico, embora o curso não seja voltado especificamente para a astronomia: www.fis.unb.br/observatorio

Eventos do CAsB

Informamos que as atividades do clube ocorrem geralmente entre os meses de abril e setembro (período das secas). No período de outubro até março não realizamos eventos observacionais devido à forte probabilidade de chuvas em Brasília.

Existe no site do CASB um calendário de atividades que tentamos seguir durante o ano na medida do possível, já que para todos nós a astronomia é um hobby.

Clique aqui para ver os próximos eventos do CAsB.

Informamos que estaremos realizando alguns cursos e diversas atividades de astronomia no decorrer do ano (vide calendário de atividades). As inscrições serão divulgadas pelo nosso site e em nossas redes sociais.

Informamos que atualmente o Clube não dispõe de um observatório ou sede fixa. Além dos contatos pela internet, os sócios se reúnem para atividades em Brasília e nos arredores da cidade (por exemplo: Chapada dos Veadeiros, Cocalzinho, Luziânia).

Informamos que não há pré-requisitos para ser sócio, bastando apenas vontade de aprender e compartilhar o conhecimento astronômico. Basta preencher a sua ficha de filiação, online em nosso site, e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

No ato da filiação você deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição (jóia de filiação), juntamente com o pagamento da sua primeira anuidade. Os valores estão disponíveis na página “Associe-se“. Após preencher a ficha de filiação e efetuar o pagamento (via PagSeguro) você receberá automaticamente o seu número de sócio e terá acesso a página para confecção de sua carteirinha.

Destacamos que não cobramos mensalidades, apenas será cobrada uma nova anuidade após você completar um ano da data de sua filiação! Esses valores arrecadados servem basicamente para manter o site do clube na internet, confeccionar material para divulgação, subsidiar parte das atividades e pagamento das obrigações legais, fiscais e administrativas (por exemplo, pagamento do escritório de contabilidade, taxas e impostos).

A filiação é uma decisão “administrativa” de criar um vínculo formal com o clube, poder participar das decisões tomadas, freqüentar os eventos e reuniões exclusivas para sócios, utilizar os equipamentos do clube, possuir carteirinha de sócio e, eventualmente, fazer parte da Diretoria. Além disso, os sócios têm preferência na reserva de vagas para os encontros do clube e suas taxas de inscrição são subsidiadas em até 50% nos eventos que promovemos.

Mas o principal é que sendo sócio você estará contribuindo diretamente para a divulgação da astronomia no Brasil!

Informamos aos novos sócios que durante o período chuvoso o Clube entra em estado de “hibernação”. Não estranhe a falta de movimento na lista, de atualizações no site ou de eventos. Quando o tempo firmar, por volta de Abril/Maio, as coisas voltam a acontecer.

Informamos que o CAsB realizou em 2009/2010 o projeto “Telescópio nas Escolas”.  http://escola.astronomos.com.br/

Infelizmente, o projeto encontra-se suspenso por falta de verbas/voluntários. Recomendamos que vocês convidem os seus alunos para participar de uma de nossas observações públicas com telescópios que são realizadas gratuitamente na Praça do Três Poderes.  Clique aqui para consultar nossas próximas atividades.

Questões para sócios

Informamos que diversos objetos no céu noturno podem ser confundidos por um observador comum, como por exemplo: satélites, meteoros, aviões, planetas e balões. Se o objeto observado for de interesse astronômico é sempre importante anotar o horário exato, local e as coordenadas celestes de ocorrência do evento (altitude e azimute, sentido e velocidade do deslocamento).

Informamos que Marte não ficará visível do “tamanho da Lua”, nem neste mês e nem nunca! Leia o texto no link abaixo para maiores esclarecimentos:

www.zenite.nu/05/marsbig.php