Telescópios nas Escolas

No ano de 2009, considerado o Ano Internacional da Astronomia, o CAsB – Clube de Astronomia de Brasília deu início a um projeto chamado Astronomia Itinerante, com ajuda do CNPq, a força de vontade dos sócios voluntários, e professores proativos.

O projeto consistia em visitas à escolas públicas, em que o clube levava equipamentos para observação do céu noturno – telescópios, cartas celestes – e o conhecimento dos mentores, trazendo as estrelas para mais perto dos olhos curiosos dos estudantes. Alguns sequer haviam olhado para cima e se questionado sobre seu lugar no Universo. E não apenas os jovens, como adultos também se maravilhavam com o esplendor que a escuridão do céu noturno revela quando visto através das lentes e espelhos de um telescópio.

Nova etapa

Em 2017 o projeto renasceu, de forma 100% voluntária, com o nome Telescópio nas Escolas. Seguindo os mesmos princípios, com muita garra e senso de coletividade, os voluntários do projeto conseguiram articular as visitas à alguns centros de ensino do DF com os professores e educadores, a fim de aproximar as pessoas de seu berço cósmico mais uma vez. As visitas eram organizadas através de um formulário online, divulgado nas redes sociais do clube pelos sócios e colegas interessados em fazer parte da iniciativa. A partir daí, marcava-se o dia do evento e a escola fornecia transporte para os voluntários. Quando não era possível a escola providenciar, os voluntários usavam seus próprios meios de locomoção para chegar ao destino com os equipamentos em mãos.

Devido à dificuldade em manter a dinâmica do projeto com uma frequência maior, ele chegou ao fim no mesmo ano, após alguns meses de visitações. Esperamos que esse esforço tenha servido de inspiração para que a nova geração de entusiastas da astronomia busque refúgio no conhecimento e para que lembrem-se que na escuridão do cosmos é onde há mais luz.